DESIGN THINKING

O que é?
Foi Richard Buchanan, em 1992 que por meio de seu estudo Wicked Problems in Design Thinking mudou o conceito do design extrapolando a sua atuação na produção industrial e ampliando-o para o Design thinking, que passa a ser uma abordagem voltada para a elaboração e solução de problemas e geração de valor através do reconhecimento dos aspectos sociais do trabalho de Design.

Posteriormente, em 2005 Hasso Plattner, proprietário da empresa SAP investe na Universidade de Stanford nos Estados Unidos e cria a Hasso Plattner Institute of Design ou simplesmente D. School, com o objetivo de difundir os conceitos do Design thinking.

Como?
Pensar como um designer pensaria é uma rápida tradução do termo Design thinking. 

Representa a forma de como os designers abordam a resolução de problemas. É um processo exploratório que pode conduzir a descobertas inesperadas e inovadoras ao longo da sua trajetória. Uma disciplina que utiliza a sensibilidade do designer, métodos e ferramentas para atender às necessidades das pessoas com aquilo que é tecnologicamente viável e que, através de uma adequada estratégia de negócios, transforma tais necessidades em valor para o cliente e em uma oportunidade de mercado.

O Design thinking, entre outros aspectos, visa descobrir as perguntas e as respostas ao mesmo tempo. É o que se define como coevolução dos espaços problema e solução.

[Fonte: ebook – Ferramentas Visuais para Estrategistas]