Especialista ressalta como o modelo, principalmente após a pandemia, sofreu alterações significativas no ambiente de trabalho

A pandemia de Covid-19 trouxe aos setores mudanças significativas em seus modelos de trabalho e tecnologia, o que gerou grandes impactos para empresas de todo o mundo. No Brasil, o número de pessoas que trabalham em casa aumentou cerca de 53,5% após a pandemia, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para o setor de gestão de pessoas, em especial, transformações desde a forma de contratação, retenção de talentos e até mesmo na administração dos dados para engajamento dos colaboradores no cenário corporativo foram sentidas. Com isso, surgiu o RH 4.0 e 5.0, mostrando as renovações no modelo de trabalho.

Com RH 4.O, é falado em automação de processos e tecnologias para facilitar o dia a dia dos profissionais desta área. Já nas habilidades esperadas de um profissional de RH 5.0, o foco está completamente no bem-estar e desenvolvimento pessoal dos colaboradores, valorizando a diversidade e inclusão, o trabalho em equipe, a transparência nas comunicações e uso da Inteligência Artificial para otimizar a rotina.

Diante do conceito mais recente, o RH 5.0, que está em pauta na área de gestão de pessoas, quanto mais estudo, preparação e insumos os profissionais de RH retém, menos preocupações com mudanças repentinas e quebras de expectativas terão que enfrentar. Para isso, a Vitta empresa de tecnologia que tem o propósito de transformar fundamentalmente o sistema de saúde no país, pertencente ao grupo Stone, separou alguns pontos que terão maior importância para os próximos anos e deverão ser levados em consideração:

Diversidade e Inclusão: equipes diversas são importantes para que novas ideias surjam e mentes mais abertas ganhem espaço no mercado de trabalho, com mais oportunidades em todos os setores. Além disso, o RH precisa pensar em meios de transformar a empresa em um ambiente de equidade, garantindo recursos para que todos os colaboradores estejam no mesmo nível.

Adaptabilidade para a geração Z: nem sempre é fácil se adaptar à nova geração, mas é papel do profissional de desenvolvimento de pessoas entender as novas necessidades que surgem junto com a entrada desse grupo no mercado de trabalho, e identificar quais oportunidades são possíveis de serem criadas, aproveitando os antigos recursos e inovando junto com a sociedade.

Benefícios com foco na saúde física e mental: os benefícios são cruciais para atrair e reter talentos, além de ser um fator de motivação para aceitar uma nova proposta e de decisão para permanecer naquele trabalho ou buscar outras oportunidades. Muito requisitados, os benefícios de saúde tem grande peso, afinal, a sociedade passou a entender que caso não haja espaço para cuidar da saúde no presente, terá que cuidar no futuro por obrigação.

Flexibilidade e novos formatos de trabalho: Novos tempos exigem novas adaptações, e a flexibilidade tem sido cada vez mais uma pauta importante na decisão de propostas de emprego.  O modelo de trabalho home office ou híbrido, traz uma melhora na qualidade de vida, evitando o estresse e gasto de tempo em transportes públicos e trânsito.

Plataformas de automatização de processos: Assim como já vem acontecendo, é esperado que em 2024 os trabalhos manuais continuem sendo cada vez mais automatizados, através de plataformas que visem facilitar o trabalho do RH e de plataformas unificadas, que evitam as burocracias e a necessidade de muitos softwares que dificultam o trabalho no dia a dia.

Inteligência Artificial: a IA terá grande impacto contribuindo positivamente para construção de relatórios com dados mais atualizados, com menor tempo de respostas, o que torna os insights mais úteis. Além disso, algumas ferramentas baseadas em IAs poderão auxiliar na detecção de fraudes de planos de saúde, que prejudicam todo o sistema.

Treinamento de lideranças e metas focadas na estratégia do negócio: O foco no treinamento da liderança é o ponto mais importante para que toda a equipe de trabalho se desenvolva e sinta-se à vontade para compartilhar suas ideias com seus líderes, e haverá dois pontos em 2024: definir as metas com assertividade e preparar as lideranças para definirem planos de ação em conjunto com suas equipes.

[ Fonte: saladanoticia.com.br ]