1. Agilidade

Sempre procure por vagas “novas” aquelas foram publicadas há menos de 3 dias, depois disso é bem provável que o recrutador já tenha selecionado os que currículos que interessam para a empresa, você apenas perde tempo e fica com sentimento de frustração por preencher os requisitos da vaga e não ter sido convocado para entrevista. Em uma palestra que ministrei, levei um exemplo prático sobre o assunto e as pessoas ficaram assustadas pois nunca tinham pensado por esse lado. Peguei uma vaga que tinha sido publicada há 3 dias e encaminhei o currículo, o aplicativo mostrava o total de inscritos em 1600, a minha compatibilidade com a vaga era de 90%, ou seja, eu atendia a 90% do que a vaga pedia, fui convocado para entrevista? Não, é bem provável que no primeiro dia o setor de recursos humanos já tenha selecionado os candidatos para a entrevista, mas ainda não tinha encerrado a vaga, pois ela só encerra com a contratação. Você pode candidatar-se em vagas “antigas”? Pode, mas não fique com esperanças de ser convocado para entrevista e dê preferência as vagas mais recentes.

2. Diferentes currículos para vagas diferentes

Todos nós temos um currículo generalista, mas é importante ter currículos específicos, defina um currículo para cada cargo desejado, faça edições antes de submeter a vaga, se na descrição da vaga pede Excel intermediário e no seu currículo consta Pacote Office intermediário, faça a alteração para Excel, algumas empresas utilizam programas para filtrar palavras chaves, certifique-se de que no seu currículo terão essas palavras que a vaga solicita.

3. Currículo atrativo

Tenha um currículo atrativo, que chame atenção e que seja de fácil leitura, fora as pessoas que trabalham com marketing, currículos geralmente são básicos, apenas com textos e algumas palavras em negrito, use um pouco de estímulos visuais, tais como imagens mas sem exagerar, isso fará diferença na hora do seu currículo ser selecionado.

4. Busca ativa

Não espere que uma vaga seja publicada, diversas empresas tem em seus sites a aba “trabalhe conosco” onde há processos abertos ou um formulário para você enviar o seu currículo, essas empresas montam banco de dados com candidatos e costumam chamar esses candidatos do banco, antes de anunciar a vaga em sites.

5. Foco

Tenha foco na procura por emprego, visite sites de busca por emprego pelo menos 3 vezes ao dia, pela manhã, a tarde e a noite. Defina qual cargo você deseja e quais são as condições de trabalho, não envie o seu currículo desesperadamente para qualquer vaga, principalmente para aquelas em que você não preenche os requisitos, lembre-se que temos aqui também um trabalho psicológico. Suponhamos que você enviou 100 currículos na semana mas você estava apto apenas para 5 vagas e não recebeu nenhum telefonema, você não vai lembrar da última parte e ficará apenas com os 100 envios na cabeça, causando um desgaste emocional desnecessário.

 

fonte: https://administradores.com.br/artigos/5-dicas-para-conseguir-uma-entrevista-de-emprego