A dinâmica profissional evoluiu muito ao longo do tempo. Por isso, as interações entre colaboradores e seus líderes são repensadas e reinventadas para acompanhar essas mudanças. Isso também se reflete nas competências, sabia? Por isso, continue com a gente, pois vamos listar para você as principais soft skills de liderança 4.0 que proporcionam mais sinergia entre um líder e o seu time.

1) Liderança de proximidade
Foi-se o tempo em que liderar era resumido pela frase “manda quem pode e obedece quem tem juízo”! É fundamental que o gestor saiba se adaptar às necessidades e motivações da equipe que está sob os seus cuidados. Essa é a liderança de proximidade, uma das diversas soft skills para líderes 4.0 que vão aparecer por aqui.

A liderança de proximidade facilita as interações entre hierarquias na empresa. Ela é uma soft skill de liderança, voltada à conscientização da compreensão de demandas, prioridades e desafios do grupo. Com isso, o gestor se dispõe a ouvir o que a equipe tem a dizer de maneira legítima e assertiva, o que também fala para a forma como ele se expressa. Falando nisso, vamos ao próximo item, que possui uma ligação direta com este…

2) Comunicação constante com a equipe
A comunicação também pode ser uma das soft skills para líderes 4.0, quando pensada da forma mais apropriada para isso. O que você precisa ter em mente quando pensa em comunicação neste novo modelo de gestão é a receptividade e a transparência.

Quando você realiza feedbacks com os colaboradores, pense que esse processo precisa enfatizar um modus operandi colaborativo por parte do time. É quase como um convite, sem aquela sensação de “bronca” que feedbacks costumam ter, mesmo que não seja intencionalmente.
A comunicação no contexto de soft skill de liderança 4.0 é carregada de propósito. Ela valida a sensação de pertencimento, essencial para o engajamento de todos. Ah, um detalhe: é importante que você também mostre disposição para receber feedbacks. Comunicar-se é sempre uma via de mão dupla para o líder 4.0.

3) Ímpeto por inovação
Ser receptivo a eventuais mudanças ou transformações completas é mandatório nos tempos atuais. Esta é uma soft skill que líderes 4.0 precisam muito aprimorar. Você sabe que vivemos em mundo que possui tantas inovações tecnológicas que tudo muda cada vez mais rapidamente, certo?

Saiba, então, que líderes 4.0 não têm receio de criar projetos ambiciosos junto com suas equipes. Eles estão sempre em busca da inovação e da evolução nos mais variados aspectos. Imagine o excelente treinamento de gestão de mudanças que pode ser desenvolvido a partir dessa base…

4) Inteligência emocional
Ter as capacidades muito bem treinadas, uma mente analítica e uma forte tendência à inovação não basta para ser um líder 4.0. Além destas, há outras soft skills de liderança 4.0 que fazem a diferença. Precisamos falar mais sobre uma delas, que é a inteligência emocional.

A inteligência emocional é, em um resumo breve, a capacidade de compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos colaboradores. Das soft skills para líderes, é a que exige mais cuidado e capacidade analítica, além de muita resiliência. Para lidar com os sentimentos e as percepções das pessoas, é fundamental priorizar o exercício da empatia.

5) Empoderamento da equipe.
Por fim, vamos evidenciar o seguinte: as soft skills de liderança 4.0 não são pensadas para fazer com que a gestão seja o centro das atenções. Use-as para conduzir a equipe rumo aos melhores resultados que conseguirem alcançar, sempre plenamente capacitados para o momento e com atitude. Como isso é possível? Empoderando os colaboradores!

Avalie os pontos fortes dos integrantes da equipe para delegar tarefas de liderança e oferecer autonomia a eles. Tenha confiança no trabalho que o seu time é capaz de fazer (acompanhe-os de perto, mas com a liderança de proximidade que falamos acima – esteja próximo e disponível, mas não faça com que eles se sintam observados). Torná-los protagonistas e aplicar isso em conjunto com as soft skills para líderes 4.0 citados é o caminho certo para a sua empresa prosperar!

(*) Pierre-Jean Quetant – Atua como Country Manager Learning Tribes Brasil. Formado como Administrador de empresas pela Grenoble Ecole de Management e como Tecnólogo em Eletrônica e Informática Industrial, pela Université Jean Monnet Saint-Etienne. Quetant já passou por empresas como Neurograff Eletromedicina Ltda, Smart Cursos, EGG CRM Brasil, Uneequip (fundador), Wheelabrator Allevard, AGOMEZ LTDA, Sony Music Entertainment, PAUL HARTMANN AG.

 

fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/cinco-soft-skills-para-lideres-4-0-que-fazem-questao-de-sair-da-mesmice/113915/