O anseio pela simplicidade é algo cada vez mais percebido na sociedade. Leonardo da Vinci costumava afirmar que “A simplicidade é o último grau da sofisticação”.
Frente a um mundo cada vez mais complicado, as pessoas estão reagindo, se posicionando e buscando mais simplicidade para a vida pessoal e profissional. Essa simplicidade é necessária para trilhar com êxito o complexo caminho da vida e, felizmente, parece que essa percepção está começando a se espalhar no mundo e os sinais de mudanças culturais já são evidentes.
A simplicidade é algo tão sutil quanto o exercício da nossa inteligência, por isso, exige muita criatividade. Complicar é fácil, simplificar é difícil. É preciso trabalhar bastante para ter ideias claras e que possam ser comunicadas e realizadas, sem complexidades inúteis, mas criando harmonia, unidade, coerência e resultados.
Às vezes é a nossa maneira complicada e contorcida de raciocinar, pensar e perceber que confunde as coisas, as tornam incompreensíveis e esconde a realidade simples dos fatos atrás de uma cortina de complexidade que nos impede de ver a solução.
As empresas e as organizações que, cada dia mais encontram mercados complexos, mais burocracia e contínuas mudanças de direções, também estão olhando com interesse e curiosidade para o princípio da simplicidade, que inclui no seu núcleo a clareza e a dinamicidade nas ações como guia nas decisões.
Cada vez mais os líderes estão utilizando estratégias claras e exercitando a simplicidade na forma de se comunicar e nos comportamentos com seus colaboradores para que a execução das tarefas e as ações se tornem mais simples também.
O líder não precisa confundir as pessoas, mas ao contrario, precisa permitir que todos compreendam qual é o objetivo fundamental da empresa, sem que a direção originária seja esquecida. Sei que não é tarefa fácil, pois não estamos acostumados a ser simples e claros e temos medo de nos expor e de sermos quem e o que realmente somos.
É comum a falsa convicção de que as coisas complexas correspondem à qualidade e que procedimentos complicados são sinônimos e garantia de sucesso. Um líder confiante e seguro dos seus conhecimentos e competências utiliza a simplicidade na sua liderança para levar a equipe na direção de estratégias claras e na escolha das prioridades.
A simplicidade se torna assim a virtude dos grandes profissionais e dos grandes gênios também. Einstein dizia que se você não consegue explicar algo de forma simples, significa que você não o entendeu suficientemente bem. Eu concordo com esse precioso conceito e acredito que a vida oferece muito mais possibilidades para nós encontrarmos a verdade e a realização quando buscamos experimentar a simplicidade.
Via Dicas Profissionais