gestão de pessoas e dos recursos humanos acabou ganhando bastante força nos últimos tempos. Hoje em dia, administrar os recursos humanos e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial competitivo. Por isso, fazer a gestão de recursos humanos não se trata apenas de procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados. Mas de criar uma estratégia completa, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte dela. Ela está apoiada em 5 pilares essenciais:

 

1. Motivação

Pensando na organização como um todo, o mais importante é entender o que motiva uma pessoa a fazer parte dela. Para isso seguem algumas dicas práticas de como ter a motivação como base da gestão de pessoas da sua empresa:

• Tenha metas da empresa, das áreas do negócio e individuais;

• Faça um processo seletivo transparente e exigente;

• Adote a meritocracia (de verdade);

• Abordagem individual com feedbacks periódicos.

 

2. Comunicação

Uma boa comunicação é essencial. Não só entre gestores e funcionários ou entre colaboradores do mesmo setor, mas uma comunicação de toda a empresa integrada, que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária. Assim é possível adotar alguns processos para que a comunicação seja prática e bem sucedida, como:

• Adotar um software de comunicação interna

• Utilizar o Método da Comunicação Imediata – Muitas vezes em equipes que trabalham no mesmo ambiente, ocorre o envio de emails para comunicar coisas que podem ser tratadas por conversas pessoais rápidas ou por telefone. Saiba quando priorizar e incentivar cada um.

• Promover a agilidade em respostas – nenhum email ou chat pode ficar mais de 1 hora sem resposta. Essa prática vai agilizar o processo de comunicação entre os colaboradores da sua empresa. 

• Evite gargalos – Quando existe trabalho entre equipes, muitas vezes o colaborador A fala com o gerente do projeto que comunica esse item para o colaborador B. Se for possível, deixe o colaborador A em contato com o colaborador B diretamente.

 

3. Trabalho em equipe

A empresa é um organismo só com um objetivo comum para todos, por isso não faz sentido cada setor ou cada equipe ter os seus próprios objetivos se eles não possuem ligação com os demais. Só conseguindo ver a importância do que todos estão realizando é que os funcionários sentem-se relevantes dentro de um ambiente organizacional. Seguem algumas práticas de como melhorar o trabalho em equipe:

• Crie grupos de trabalho

• Utilize um software para compartilhamento de tarefas

• Faça reuniões de acompanhamento 

• Tenha momentos de diversão – Nada melhor para um bom ambiente de trabalho ter momentos em que você não fala de trabalho. Por isso estimule momentos de interação fora do ambiente de trabalho. Isso pode variar desde uma almoço até um happy hour. 

4. Conhecimento e competência

É preciso que seja feito um planejamento que busque montar a melhor equipe possível e criar um ambiente em que todos consigam crescer juntos. Esse processo de construção passa pelo processo seletivo e construção de uma cultura de valores forte. Para que isso aconteça o ideal é manter as práticas de gestão por competências – identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos profissionais – e de feedback, que permite estar sempre dando retorno sobre cada ação dos membros da equipe.

• Pratique a Avaliação de Desempenho baseada em competências

• Realize um processo seletivo rigoroso (e transparente) – Só contrate pessoas que realmente sejam muito boas! Se precisar de ajuda, a New Flight pode te ajudar ? http://nfpessoas.com.br/captacao-de-talentos

5. Treinamento e Desenvolvimento

O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.

O mais importante é atingir um ponto de equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com o resultado da troca. Dessa forma todos ganham e têm a oportunidade de crescerem juntos, em uma parceria que tem tudo para dar certo. A seguir seguem duas dicas práticas de como fazer treinamento e desenvolvimento na gestão de pessoas da sua empresa:

• Identifique treinamentos mais desejados – Podem ser cursos técnicos (sobre um software ou como mexer em um equipamento ou máquina) ou comportamentais (negociação para vendedores ou de conhecimentos específicos).

• Realize um processo contínuo de treinamento e desenvolvimento –  Sabendo o que é mais importante, vale a pena organizar treinamentos de tempos em tempos.

Rafael Avila – Blog LUZ