Buscando entender melhor as características e o comportamento das pessoas, a psicologia comportamental está em contínuo desenvolvimento do seu conhecimento e pode ser aplicada em diversas situações.

Cada ser humano possui formas diferentes de agir e se comportar diante das situações, e é fundamental que todos saibam respeitar a individualidade das pessoas. Do ponto de vista empresarial, esse perfil comportamental é muito utilizado nos processos de contratação e desenvolvimento dos funcionários, pois contribui para a análise da reação do profissional no ambiente de trabalho.

Essa análise e avaliação do perfil permite também que a empresa saiba adaptar sua comunicação e suas ferramentas conforme o perfil dos colaboradores e isso gera mais segurança no processo de admissão.

O que é a psicologia comportamental?

A psicologia comportamental é uma ferramenta utilizada para analisar e avaliar o comportamento das pessoas diante de situações específicas. As empresas utilizam muito essa ferramenta para conseguir melhorar sua gestão de pessoas e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e à retenção de talentos.

É muito utilizada também na análise do comportamento durante o processo de seleção de funcionários, pois possibilita que o recrutador avalie se o candidato possui as características e o comportamento adequados para exercer uma determinada função e ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho. O mesmo acontece nos processos de promoção interna.

Existem no mercado diversas tecnologias que auxiliam os gestores no levantamento do perfil comportamental — e estão sendo cada vez mais utilizadas no setor de RH devido ao retorno que geram para as empresas.

Quais são os tipos de perfil comportamental no trabalho?

Como dito anteriormente, cada pessoa tem sua forma de agir, de pensar, seus hábitos, suas percepções e sua maneira de encarar as adversidades. Contudo, mesmo com as características ímpares dos seres humanos, é possível segmentar as pessoas em grupos conforme seu perfil comportamental. Os tipos de perfil comportamental são:

Líder

Os profissionais com esse perfil têm como característica a disposição para realizar uma atividade sem precisar de alguém no comando. Essa proatividade possibilita que o funcionário esteja sempre à frente dos demais colaboradores e ganhe destaque no ambiente organizacional exercendo uma liderança.

Criativo

O criativo é aquele profissional que tem facilidade e atitude de inovar em qualquer situação. Essa capacidade de criar coisas novas é uma habilidade muito valorizada pelas empresas devido à dificuldade de contratar e reter esse tipo de profissional.

Agregador

Gosta de trabalhar em equipe e tem ampla capacidade de se adaptar aos diferentes perfis de pessoas. Esse profissional gosta de unir esforços para atingir seu objetivo.

Aprendiz

Esse colaborador gosta de aprender coisas novas e participar de novas experiências. Tem facilidade de adaptar seu comportamento diante de fatos que requerem flexibilidade e busca entender o porquê das coisas.

Educado

Trata os companheiros de forma educada e com atenção. Tem consideração pelas pessoas e aceita a diversidade ao seu redor, bem como a variedade de opiniões.

Servidor

Esse perfil tem como característica o esforço do trabalhador em oferecer o melhor bem ou serviço para o cliente. Busca entender as necessidades e os desejos do consumidor para conseguir satisfazer seu público.

Elegante

Trata as pessoas com ética e integridade. Difere-se dos demais quanto à maneira de vestir, de conversar e de se comportar no dia a dia, e tem o respeito e a colaboração dos demais companheiros.

Comprometido

É o profissional comprometido com qualquer situação que seja. Realiza sua função no tempo previsto e com a qualidade esperada. É confiável e valorizado pelas empresas.

Experiente

É o funcionário referência no setor pelo seu amplo conhecimento e experiência. Conhece os padrões e os processos internos com propriedade.

Preparado

O preparado é aquele profissional que focou sua carreira para desempenhar determinada função e possui o conhecimento necessário para realizar as tarefas de forma eficiente.

Via Sage