Não importa que tamanho tem sua empresa, ela é feita por pessoas e estas precisam ser ouvidas, recompensadas, treinadas, avaliadas, reconhecidas, orientadas e acompanhadas quanto ao seu papel, suas atividades e metas na organização. Quem realiza esse papel na sua pequena empresa?

Ao longo de nossa experiência como consultoria, escutamos inúmeras vezes de empresários de pequenas e médias empresas dizerem “Ah vocês trabalham com Consultoria em Gestão de Pessoas ? Eu acho muito importante essa área, mas minha empresa é pequena, ainda não tenho necessidade! Além do mais, isso de Consultoria de Gestão de Pessoas é só para quem pode pagar!”. Se você é pequeno ou médio empresário e também pensa assim, sentimos em  informar que está enganado. 
Ora, uma das funções estratégicas da Gestão de Pessoas é assegurar a competitividade e a sustentabilidade de uma empresa através das pessoas. 

Mais do que apenas selecionar, treinar e remunerar os colaboradores, a Gestão de Pessoas assume o papel de analisar e trazer para sua empresa o profissional mais adequado possível para o seu negócio, apoiar no desenvolvimento das competências daqueles que fazem parte da empresa elevando assim o capital intelectual, analisar e descrever os cargos assegurando que todos saibam o seu papel na empresa e consigam traçar seu plano de desenvolvimento, assegurar que as pessoas estejam capacitadas para a realização de suas funções e alinhadas aos objetivos macro da organização, entre outros.

A partir de quantos colaboradores uma empresa precisa para ter um Gestão de Pessoas?

Qualquer empresa que precise contratar um colaborador já pode ter o apoio de uma consultoria em Gestão de Pessoas, no processo de recrutamento e seleção inicialmente. Este processo, quando bem conduzido, reduz a probabilidade de uma contratação equivocada e evita dores de cabeça futura.

Se a sua empresa tem a partir de 10 colaboradores, já seria interessante ter os cargos e as responsabilidades bem definidas, um processo de integração onde todos conhecessem seus direitos e deveres além da história da empresa. Treinamentos comportamentais e operacionais já devem ser realizados e mesmo uma breve avaliação do clima organizacional já pode ser feita.

Que processos básicos uma pequena ou média empresa deve possuir?

Recrutamento e Seleção – O recrutamento assegura uma boa captação de candidatos à vaga. É ele que identifica, através do currículo os candidatos potenciais para aquela oportunidade. Já a seleção é o processo que visa identificar, dentre os candidatos recrutados o que está mais apto ao cargo.

Integração – No processo de integração o novo colaborador tem seu primeiro contato com as normas da empresa. Nele o novo colaborador conhece as competências essenciais da empresa, é informado sobre características importantes da cultura organizacional e toma ciência de seus direitos e obrigações.

Descrição de Cargos – Como diz a famosa frase “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A descrição de cargo é o norte a ser seguido pelo colaborador durante sua jornada na empresa. É ela que indica as principais responsabilidades, os conhecimentos e comportamentos necessários e, em alguns casos, até mesmo as metas daquele profissional. Este documento baliza a empresa em diversos momentos de tomada de decisão desde a seleção, até o feedback e mesmo na avaliação de desempenho do colaborador.

Treinamento e desenvolvimento – As ações de treinamento e desenvolvimento de colaboradores são essenciais para manter os profissionais engajados e atualizados. Além de apoiar no desenvolvimento de competências comportamentais essenciais ao negócio.

Gestão do Clima – O clima organizacional influencia diretamente na motivação das pessoas que fazem a organização e, portanto, não dar atenção a ele é o mesmo que negligenciar sua empresa. É importante medi-lo e identificar as oportunidades de melhorias agindo de forma direcionada. 

Acontece que para realizar tais funções é preciso especialização, conhecimento sobre gestão de pessoas. Não basta ter vontade (embora esta seja muito importante), é preciso saber o que está fazendo. Caso contrário corre-se o risco de encher sua empresa de processos e pessoas absolutamente desnecessários e sem resultado, ou pior, que gerem prejuízo. E isso ninguém precisa!

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