MATRIZ BCG
O que é?
Desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria americana Boston Consulting Group (BCG) em 1970, esta matriz analisa o portfólio de produtos de uma empresa através de duas dimensões: crescimento e participação de mercado.
Como funciona?
Os produtos de uma empresa são separados em 4 categorias:
1. Dúvida: Representados por um [?] – Ponto de interrogação, os produtos classificados neste quadrante possuem elevada taxa de crescimento de vendas, porém uma pequena participação relativa no mercado. Exigem grandes investimentos para que venham no futuro a se transformarem em produtos Estrelas e Vacas Leiteiras.
2. Estrela: Representados pela figura de uma Estrela, os produtos alocados neste quadrante possuem alta taxa de participação relativa no mercado e alto crescimento de vendas. Apesar de lucrativos, o fluxo de caixa é quase neutro, tendo em vista que os lucros necessitam de reinvestimento contínuo para dar suporte ao seu crescimento.
3.Vaca Leiteira: Representado pelo cifrão [$] ou pela figura de uma Vaca, neste quadrante são alocados os produtos que geram receita frequentemente para a empresa. Possui grande participação no mercado, mas crescimento real de vendas lento. Por ter um baixo custo e alta rentabilidade, estima-se que gere um excedente de caixa. Além disso, ele precisa de menos investimentos futuros à medida que seu crescimento diminui.
4. Cão de Estimação: Representados pela letra [X], pela figura de um Cão ou de um Abacaxi, os produtos classificados nesse quadrante têm baixa participação relativa no mercado e baixa taxa de crescimento de vendas. É provável que tenham custo relativamente alto em função do volume de vendas menor. Para transformar tais produtos em Estrelas exige um grande empenho, tendo em vista que competem em mercados.
[Fonte: ebook – Ferramentas Visuais para Estrategistas]