Gerir pessoas é muito mais do que contratar e demitir, pois as organizações dependem das pessoas para o sucesso dos seus negócios, portanto a ênfase em investir nas pessoas para que possam satisfazer e encantar os clientes.

São as pessoas que mantém e conservam o status quo já existente e são elas – e apenas elas – que geram e fortalecem a inovação e o que deverá vir e ser. Independente do segmento ou porte da empresa, o diferencial será sempre as pessoas, pois são elas que decidem, agem, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas.

Assim, é muito importante que as empresas pensem em como é importante cuidar dos processos que envolvem as pessoas, desde o processo de contratação, avaliação, treinamento e desenvolvimento, política de benefícios, cargos e salários, pesquisa de clima organizacional e inclusive o processo de demissão.

Na era do conhecimento que vivemos, a Gestão de Pessoas passou a ser o centro da gestão estratégica empresarial. Dessa forma, temas como liderança, retenção de talentos e competências individuais e outros passaram a fazer parte da agenda das empresas. A gestão de pessoas hoje não se preocupa somente com folha de pagamento, rescisão e contratação, mas também em preservar a história das empresas, melhorar o desempenho dos colaboradores, a identificar o capital de capital intelectual de cada um e, ainda buscar constantemente um bom ambiente de trabalho para todos.

As pequenas e médias empresas também estão nesse contexto, por estarem inseridas no mercado, a gestão de pessoas torna-se ainda mais relevante para o sucesso dos negócios. Até por quê são afetadas permanentemente por mudanças legislativas, tecnológicas, econômicas e tributárias, que dependem intrinsicamente do aprimoramento pessoal.

O objetivo principal é demonstrar de forma clara e com exemplos reais sobre a importância de aplicação de processos nas empresas, na preparação dos líderes que atualmente são os responsáveis por grande parte dos processos que envolvem as pessoas e como uma empresa mesmo sendo de um segmento que antigamente não havia perspectiva de mudanças e até mesmo políticas de RH, pode sim implantar e desenvolver uma gestão de pessoas.

Os objetivos específicos são:

• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
• Proporcionar competitividade á organização;
• Proporcionar a organização pessoas capacitadas e bem motivadas;
• Aumentar a auto atualização e a satisfação das pessoas no trabalho;
• Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; e
• Administrar e impulsionar a mudança

Texto produzido por Washington Ribeiro dos Santos, diretor da New Flight Gestão de Pessoas em parceria com a Alta Contábil para a revista QRevista na edição de Junho/Julho de 2017.