Desenvolvimento da criatividade não se resume a realizar sessões ocasionais de brainstorming, é necessário um compromisso contínuo, diz especialista
Por outro lado, a falta dessas habilidades pode acarretar consequências adversas para as empresas. Desde a redução na recomendação dos consumidores até a diminuição da probabilidade de recompra e a dificuldade em lançar com sucesso novos produtos, a ausência de criatividade e inovação podem comprometer seriamente o desempenho e a competitividade organizacional.
Diante desse panorama desafiador, surge a questão fundamental: como agir quando uma organização percebe a necessidade de desenvolver mais criatividade e inovação em sua equipe? A resposta não está em esperar por momentos de inspiração espontânea ou confiar exclusivamente na boa vontade dos colaboradores. A criatividade é uma habilidade que pode – e deve – ser cultivada de maneira sistemática e organizada.
A definição de People Strategy para inovação é “criatividade organizada e alinhada com a Estratégia que produz resultados concretos e diferenciadores”, ressalta a importância de uma abordagem estruturada para estimular a criatividade. Isso significa que a criatividade não é um fenômeno aleatório, mas sim um processo que pode ser direcionado e incentivado. Portanto, sua equipe precisa se desenvolver para ter respostas mais inovadoras, sendo necessário se organizar e planejar.
Ao reservar tempo e recursos para focar no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, as organizações podem explorar o potencial criativo de seus colaboradores, direcionando-o para a resolução de problemas, otimização de processos e criação de produtos e serviços diferenciados.
No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento da criatividade não se resume a realizar sessões ocasionais de brainstorming, é necessário um compromisso contínuo e estruturado com o desenvolvimento do capital humano. Isso inclui identificar e envolver os colaboradores mais propensos a contribuir com ideias inovadoras, oferecer treinamentos e workshops sobre criatividade e cultivar uma cultura organizacional que valorize a experimentação e o pensamento fora da caixa.
Além disso, o desenvolvimento da criatividade demanda investimento, não apenas em termos de tempo e recursos humanos, mas também financeiros. As empresas devem estar dispostas a alocar os recursos necessários para apoiar iniciativas de inovação e garantir a efetiva implementação das ideias geradas.
Por fim e muito importante: buscar soluções inovadoras não deve significar realizar “breakthrouths” . Grande parte das inovações é e deve ser, voltada para aperfeiçoamento de práticas atuais, que tragam resultados diferenciadores – seja em eficiência/produtividade seja em receita. Este é um mito que deve ser derrubado.
Para as organizações em busca de uma cultura de criatividade e inovação, a mensagem é clara: não basta esperar por momentos de inspiração. Impulsionar a criatividade e a inovação requer um planejamento cuidadoso e um compromisso contínuo.
Por meio dessas estratégias, é possível ajudar as equipes a desenvolver soluções mais criativas e inovadoras, aumentando assim a eficiência e a satisfação dos clientes. Afinal, a criatividade é um recurso humano valioso que, quando organizado e direcionado corretamente, pode gerar resultados tangíveis e duradouros.
[ Fonte: melhorrh.com.br ]