Motivação no trabalho” é um dos assuntos de grande interesse das pessoas, sejam elas líderes ou subordinados. Para se ter uma ideia do nível de interesse, quando se busca esse tema no Google, aparecem mais de 7 milhões de resultados.

Manter uma equipe motivada é um dos grandes desafios de um gestor, pois constantemente ele se vê diante de variáveis que fogem totalmente do seu controle. Por exemplo, as dificuldades financeiras da empresa, que o impedem de dar aumento de salários; contextos familiares dos funcionários, envolvendo doenças graves e desemprego na família do colaborador; autoimagem negativa de determinados membros da equipe; disputas e brigas internas; ciúmes; fofocas etc.

São realidades que estão presentes em todos os ambientes de trabalho e contribuem para dificultar o desempenho da liderança para manter as pessoas animadas e produtivas.  Pessoas desmotivadas e pouco comprometidas com o trabalho implicam queda de qualidade, perda de produtividade e de competitividade. 

Diante desse cenário, o gestor da empresa ou do departamento pode usar algumas estratégias que ajudarão a tornar o ambiente mais alegre e motivador para quem nele trabalha.

Veja quatro estratégias que, se adotadas, com certeza farão com que os funcionários se sintam mais animados com o trabalho:

Estabeleça objetivos claros e factíveis, de forma que os colaboradores se sintam desafiados por metas a ser cumpridas. A certeza de estar indo no caminho certo, atingindo as metas e cumprindo com os objetivos, eleva o grau de motivação de qualquer pessoa.

As pessoas gostam de se sentirem valorizadas e se sentem mais comprometidas quando percebem que estão recebendo o suporte necessário para realização das tarefas.

Auxílio no planejamento, capacitação com treinamento e direcionamento são importantes suportes, que geram um ambiente de trabalho mais agradável, menos tenso e com maior entrosamento entre os funcionários.

É importante apontar para as pessoas, regularmente, em que ponto elas precisam melhorar para crescer profissionalmente. Considero o feedback a ferramenta mais importante para o desenvolvimento profissional de qualquer pessoa.

Mais importante do que o feedback corretivo é o feedback positivo, que é normalmente esquecido. As pessoas sentem falta de um reconhecimento quando fazem um bom trabalho.

A neurociência mostra que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e à motivação, denominada de sistema de recompensas. Ao ativar essa área do cérebro, o organismo libera uma substância chamada ocitocina, que estimula a sociabilidade, facilita a formação de laços de amizade e reduz a ansiedade. As pessoas, quando são recompensadas, se tornam mais felizes, produtivas e focadas naquilo que fazem.

Adotando essas estratégias, o gestor, muito provavelmente, criará um ambiente de trabalho mais agradável, com pessoas mais direcionadas e, portanto, menos ansiosas, mais felizes e produtivas. 

Via Exame.com

Ainda tem dúvida de como motivar a sua empresa? Deixe com quem entende do assunto. A New Flight Gestão de Pessoas, trabalhará com os seus funcionários transformando motivação em bons resultados.