Uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de equipes é o feedback. É aquele momento em que o líder chama o liderado para uma conversa franca a respeito de seu desempenho.
Quando usado corretamente, o feedback ajuda identificar os pontos fortes e os pontos que precisam de ajustes, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela organização.
Confira a seguir algumas dicas para dar um feedback correto, eficaz e sem constrangimento:
Valorize o bom relacionamento:
Uma empresa é feita de pessoas, que formam equipes para desenvolver uma função. Utilize o feedback estrategicamente, não apenas para apontar falhas e atitudes negativas. Pelo contrário, o reforço positivo, normalmente, tem um impacto muito melhor do que o negativo.
Seja objetivo e específico:
Seja específico, não generalista. Pense na pergunta: qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado?
Ouça o funcionário:
Além de saber como dar feedback, é importante escutar o que a equipe tem a dizer sobre a empresa. Assim você reforça o sentimento de pertencimento das pessoas e aumenta o engajamento.
Não deixe para depois:
Dê o feedback rapidamente logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores são as chances de pontos cruciais serem esquecidos.
Desenvolva um plano de ação:
É preciso alinhar com seu colaborador quais as providências que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados pontos.
O feedback bem dado abre a aceitação do outro para o que está sendo transmitido, aproxima e reforça a relação interpessoal.
Fontes: [ via administradores.com.br, catho.com.br, desempenho.guru]
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/quer-uma-equipe-de-alta-performance-feedback-e-fundamental/109903/
A importância do feedback para o profissional e para a empresa