Dentro de uma empresa, a diversidade se expressa nas diferentes habilidades, ideias e visões do mundo, além de diferenças étnicas, religiosas e culturais. Uma equipe diversa, onde há pontos de ideias e visões distintas, pode apresentar diferentes caminhos para um único problema. Ou pelo menos, as chances são maiores. Pois, o debate será propício e a troca de experiência ocorrerá.

Estudos apontam que empresas com investimento em diversidade apresentam resultados acima da média. O que já é esperado, uma vez que inseridas dentro das empresas têm o potencial de transformar um ambiente de trabalho, deixá-lo mais leve, o que proporciona um convívio melhor, explodindo novas ideias e dando mais oportunidades aqueles, que antes, possuíam o sentimento de não pertencimento ou de exclusão, criando uma voz que dará equilíbrio e novos rumos aos desafios que a equipe encontrar.

O RH possui dois pontos importantes para garantir a diversidade dentro de uma empresa. O primeiro deles é levantar o debate e apresentar um projeto que mude a visão e organização da empresa. O RH é o principal setor que pode avaliar essa questão dentro de qualquer empresa, sendo vital a necessidade de um diagnóstico preciso sobre o quadro de colaboradores e o ambiente de trabalho atual.

Outra forma de estimular a diversidade é alterar o padrão imposto no recrutamento e seleção, onde, em muitos casos, as contratações seguem um caminho só: formação na mesma universidade, residindo em específicas regiões, certa faixa etária e até etnia.

Mas como exatamente o RH pode promover a diversidade nas empresas? Existem alguns passos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo, confira a seguir:

1. Analisar quadro de funcionários

Primeiro passo é avaliar o perfil dos seus colaboradores. Elabore um diagnóstico e entenda os motivos que levaram a contratação de cada um deles.

2. Valorize a diversidade

Através da cultura organizacional, passe a entender se já corre algum tipo de valorização à diversidade. Crie pesquisas de clima organizacional e avalie se há grupos com sentimento de exclusão dentro do ambiente corporativo.

3. Padrões no processo de recrutamento

Há contratações sempre de pessoas formada na mesma universidade? Que moram em determinada região? Que possuem algum padrão?  Caso a resposta seja sim, essa prática precisa ser abolida, o que impedirá que a empresa fique homogênea e sem perspectivas de mudança.

4. Comunicação interna

Além da empresa, os colaboradores precisam fazer parte de todas essas diversidades em questões de aceitação e entendimento. Precisa ficar claro que a ideia de que existem várias ideias e pontos é fundamental para o crescimento como um todo.

Estimular a diversidade dentro de uma organização é um trabalho constante, que deve se fundir à cultura da empresa, tornando-se parte da prática diária dentro desse ambiente.

 

[Fonte: www.terra.com.br]