Uma cultura de compartilhamento contínuo é um instrumento poderoso dentro de qualquer organização. Além de integrar a equipe e contribuir para que todos se enxerguem como parte de um propósito comum, é fundamental para a busca por soluções de problemas e desenvolvimento de novos projetos. Mas como fazer isso? Confira:

Liberdade

Não ouvir ideias, parar de aprender e ficar mergulhado na rotina, preso em velhos paradigmas mata a inovação. Quer estimular a inovação na sua equipe? Abra espaço para sugestões, dê liberdade para seus colaboradores sonharem e empreenderem, estimule uma visão de questionamento e desafio do convencional.

Atenção

Não adianta nada oferecer liberdade para sua equipe apresentar ideias se você e outros tomadores de decisão não vão dar a mínima. Esteja sempre disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer. Elas irão contribuir fortemente para a empresa se transformar. Elimine ao máximo as barreiras e garanta suporte para o desenvolvimento do novo projeto.

Meios

Para que a colaboração flua de maneira objetiva, é necessário oferecer meios para essas trocas. Crie ambientes integrados, fóruns permanentes, ferramentas digitais organizadas com alta capacidade de indexação e busca para que os profissionais ofereçam e encontrem ajuda, promova eventos com esse objetivo de intercâmbio. 

Radar

Fique atento à colaboração e aprenda a detectar boas ideias. Muitas oportunidades podem surgir se a sua empresa souber criar uma cultura verdadeira de colaboração que compartilha desafios, conhecimentos e riscos para gerar novas soluções que transformem o mundo.

A colaboração tem um efeito propulsor para a inovação. Muitas oportunidades surgem a partir de contribuições espontâneas de pessoas motivadas com o que fazem. Além disso, para que uma ideia se transforme em inovação, é necessário o trabalho de todo um time, orquestrado por líderes dispostos a ouvir sugestões e defender bons projetos.

Muitas empresas simplesmente não enxergam a importância da opinião e das ideias dos seus colaboradores. Entretanto, os diferentes pontos de vista, conhecimentos e experiências operando em conjunto são motores fundamentais para detectar oportunidades de mercado, combinar ideias e construir soluções muito mais robustas para os clientes.

Via Administradores