As estratégias com foco em Gestão de Pessoas adotadas por uma empresa sempre foram alvo de ampla discussão, pois, estas impactam diretamente nos resultados obtidos pela organização. Assim surge a problemática de identificação das ferramentas para gestão estratégica da Gestão de Pessoas.

A elaboração das estratégias voltadas para a Gestão de Pessoas utiliza como principais ferramentas o Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Sistemas de Recompensa e foco na Liderança Eficaz, que juntas, atuam para que os colaboradores sejam contratados com o perfil ideal para a vaga disponível, capacitados após sua integração na empresa e motivados ao longo de sua jornada na empresa.
Para Almeida¹ (2015), a gestão estratégica voltada para a Gestão de Pessoas, mantém o desenvolvimento organizacional através da participação dos líderes e colaboradores, onde os profissionais assumem papeis de suma responsabilidade na obtenção de resultados positivos.

Dessa forma, os bons resultados de uma empresa estão diretamente relacionados ao desempenho individual de cada colaborar, uma vez que os recursos humanos serão a força motriz que impulsionará a empresa para o sucesso ou fracasso e, quanto mais satisfeito colaborador está, maior e melhor será sua produtividade.

Observa-se que um líder da Gestão de Pessoas capacitado e com uma visão holística da empresa, será capaz de recrutar e capacitar um profissional requerido para qualquer área dentro da organização, pois seu foco será impactar toda a organização através da demonstração prática de suas estratégias na Gestão de Pessoas, ou seja, o gestor se tornará responsável direta e indiretamente pela produtividade dos colaboradores, o que será o destaque de sua gestão dentro da organização.


¹ ALMEIDA, Airton Vieira de. Planejamento estratégico em recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.