Para fazer uma empresa funcionar é necessário envolver toda a equipe interna nos projetos, não é mesmo? Manter os colaboradores engajados e trabalhando em equipe pode parecer uma tarefa complicada, mas não é tão difícil quanto parece.

Uma boa gestão de projetos é essencial para o sucesso de qualquer negócio e o primeiro passo é compreender que a sua empresa deve funcionar mesmo que você não esteja presente. Para isso é necessário dividir as demandas e fazer com que a comunicação entre os diferentes setores ocorra de maneira natural.

Veja algumas dicas que podem ajudar você a começar essa prática no seu dia-a-dia empresarial.

1. Defina responsáveis

No momento que você criar as atividades, não esqueça de nomear pelo menos um responsável. Assim, fica mais fácil saber a quem recorrer sobre o andamento das ações. Essa pessoa não irá dar ordem aos demais envolvidos no projeto. Apenas ficará responsável pelo repasse das atividades para o gestor.

2. Incentive o trabalho em equipe

A riqueza do trabalho em equipe para uma empresa é a troca de conhecimento, ideias e práticas que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio. Além de aproximar os colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais motivacional.

3. Atribua tarefas

Um erro bastante comum dos gestores é querer concentrar todas as atividades neles mesmos. Delegar funções para a sua equipe garante uma organização melhor para os processos da sua empresa e ainda atribui valor ao colaborador que se sente importante para a corporação, compreendendo que o seu trabalho faz diferença.

4. Acompanhe as atividades

Não adianta delegar as tarefas e não acompanhá-las ou não dar o suporte necessário que as pessoas precisam para desenvolvê-las, não é mesmo? Portanto, crie uma rotina de acompanhamento com as pessoas encarregadas por cada tarefa, ofereça ajuda e discuta as práticas. A aproximação do líder com os colaboradores promove uma troca que fomenta ainda mais o crescimento profissional da equipe.

5. Planeje as ações

O planejamento é importante para que lá na frente você possa avaliar o que não funcionou da sua organização, divisão de atividades internas e aplicar os ajustes necessários para obter resultados ainda mais satisfatórios na próxima vez.

6. Mensure os resultados

Esse momento é uma oportunidade para reunir as equipes de trabalho e promover uma integração e avaliação das atividades desenvolvidas. Faça com que cada colaborador analise e contribua com o trabalho dos demais. Quanto mais próxima sua equipe estiver, maior será o empenho de todos.