Voltar ao trabalho é definitivamente a parte mais difícil de tirar férias. Mesmo os profissionais mais focados tendem a sentir enorme dificuldade para retomar o ritmo e produzir de maneira satisfatória ao agarrar a rotina após um período fora.
Fizemos uma coletânea de estratégias que facilitam a retomada à rotina, consultando especialistas e pessoas bem-sucedidas em suas áreas. Confira 6 delas:
1. Não exagere
Marcar várias reuniões e prazos para os primeiros dias depois do retorno é cilada. Exagerar na carga de trabalho logo de cara piora a sensação de “trauma pós-férias”, comum a qualquer profissional.
Michael Kerr, autor de The Humor Advantage e especialista em negócios, sugere manter a agenda o mais livre possível para planejar os dias seguintes, ler os emails e entender o que ocorreu durante a folga.
2. Atualize-se
Antes de se enfurnar em seus próprios e-mails, converse com seus colegas para saber dos fatos importantes que podem ter ocorrido durante sua ausência.
3. Converse com clientes e colegas
Tenha contato com seus chefes, companheiros de equipe e clientes para que saibam seus planos e incluam-no nos deles.
4. Cuide-se
Se afogar em trabalho após as férias é comum, mas nada saudável. Kerr aconselha que o profissional faça pausas, se mova e coma bem durante o dia. O pensamento que induz as pessoas a trabalhar mais por ter tido tempo para descansar é uma armadilha.
5. Mantenha o foco
Responder perguntas sobre as férias é uma maneira ótima para perder totalmente o foco e arruinar um planejamento. Espere o horário de almoço para entrar em detalhes, mostrar as fotos e até se atualizar sobre as notícias não relacionadas ao trabalho.
6. Pense nos bons momentos
Parece simples, mas pensar nas férias de maneira positiva é muito mais vantajoso que alimentar a tristeza por ter retornado ao trabalho.