De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Organizações e
Pessoas (NEOP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV
EAESP), 43% dos colaboradores respondentes alegaram que estão com
sobrecarga de trabalho. Esse número revela que boa parte dos funcionários
estão, em algum momento, realizando mais atividades do que deveriam. Isso é
o que chamamos de acúmulo de função e ele pode acontecer por motivos como
afastamentos e demissões de funcionários ou reestruturação da área.
Para Silvana Fernandes, head de RH na Pontomais, HRTech  em gestão de
controle de ponto online e soluções de otimização para a área de recursos
humanos, quando o funcionário passa a exercer mais funções, sua
produtividade cai, enquanto o estresse e a sobrecarga aumentam. “O acúmulo
de atividades, a pressão excessiva por resultados e a vontade de cobrir a
ausência de um colega  podem levar o colaborador a crises de ansiedade, entre
outras comorbidades. Não à toa, a sobrecarga de trabalho é uma das
principais causas do burnout, doença ocupacional gerada pelo esgotamento
físico e mental intenso no ambiente profissional”, explica.

De acordo com pesquisa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho
(Anamt), o burnout hoje acomete 30% de 100 milhões de trabalhadores,
colocando o Brasil como segundo país com mais casos no mundo, atrás apenas
do Japão. Além disso, vale ressaltar que esta sobrecarga infringe o contrato
CLT de trabalho, o que pode resultar em processos trabalhistas e complicações
para as empresas. Outro ponto preocupante é a reputação do negócio, uma vez
que, casos de acúmulo de tarefas e profissionais esgotados podem afastar
novos talentos e também aumentar o índice de turnover da organização.
Pensando em contribuir para uma experiência cada vez melhor para os
colaboradores, a head de RH da Pontomais separou 4 dicas para evitar o
acúmulo de funções dentro das empresas.

Acompanhe a jornada de trabalho dos colaboradores

Uma boa gestão deve fazer parte de todos os aspectos da empresa,
principalmente no que diz respeito a jornada de trabalho da sua equipe.
Quando falamos em evitar a sobrecarga dos colaboradores, garantir que as
jornadas sejam devidamente seguidas é essencial. Para isso, vale a pena
investir em um sistema de registro de ponto com o objetivo de impedir que os
times passem mais tempo do que deveriam trabalhando.

Mesmo para empresas com modelos de trabalho flexíveis, o relógio ponto pode
contribuir para entender as necessidades, limites e excessos das equipes e
contribuir para o equilíbrio profissional.

Defina tarefas e seus respectivos responsáveis 

Essa é uma solução que permite um controle mais assertivo das funções e seus
respectivos responsáveis. Dessa forma, RH e gestores possuem uma
visualização mais clara da jornada de seus colaboradores e conseguem
anteceder qualquer possível desvio.

Com times bem desenhados e alinhados, a necessidade de exercer funções que
não condizem ao cargo diminui e, ainda que hajam demissões ou
desligamentos, o time consegue equilibrar novas demandas entre si até que
esteja completo novamente. Além disso, essa definição contribui para entregas
mais assertivas, uma vez que cada colaborador sabe qual é o seu foco e
responsabilidade.

Automatize tarefas 

Usar a tecnologia para automatizar tarefas e otimizar o tempo da equipe é
fundamental para evitar acúmulo de tarefas. Diminuindo o tempo gasto com
funções operacionais, sua equipe consegue focar em ações mais estratégicas,
além, é claro, de se sentirem menos sobrecarregadas.

Invista em comunicação aberta com as equipes

Para garantir que a rotina de trabalho e as demandas estejam de acordo com a
responsabilidade de cada colaborador, é importante manter uma comunicação
aberta e constante com as equipes. Assim, os gestores poderão ouvir dos
próprios funcionários quais são as funções acumuladas e realocá-las para novos
cargos, ou, para os responsáveis de fato.

 

[Fonte: www.mundorh.com.br]