ATRAVESSANDO O ABISMO

O que é?
Do livro de Geoffrey A. Moore (em inglês: Crossing the Chasm), publicado inicialmente em 1991, que se dedica a temas específicos do marketing de produtos de alta tecnologia. Moore apresenta a ideia que dentro do ciclo de vida de adoção de tecnologias definidos por Everett Rogers existe um abismo entre os segmentos de Pioneiros e de Maioria Inicial (pragmáticos).

Como funciona?
O autor sugere técnicas para atravessar este abismo, incluindo escolher um mercado alvo, compreender a noção do “produto total”, posicionamento do produto, estratégias de marketing, escolha do canal de distribuição e preços apropriados.

Rogers define o perfil de consumo em cinco segmentos:
1.Entusiastas ou Inovadores (Innovators) – São os que compram tecnologia pelo puro interesse na tecnologia.
2. Pioneiros (Early Adopters) – São os primeiros a comprar pelos benefícios intrínsecos sendo oferecidos.
3. Maioria Inicial (Pragmáticos) – São aqueles que dependem dos benefícios da nova tecnologia, mas esperam outros para ver como podem se beneficiar.
4. Maioria Tardia (Conservadores) – São aqueles que não se interessam pela tecnologia em si, esperam uma parcela maior adquirir e compram baseado em fatos.
5. Retardatários – São aqueles que usam as tecnologias somente quando não possuem outra forma para executar uma tarefa que seja muito importante. Tais segmentos são representados em uma distribuição normal de adoção. [Fonte: ebook – Ferramentas Visuais para Estrategistas]