OCEANO AZUL
O que é?
Metodologia criada por W. Chan Kim e Renné Mauborgne, a Estratégia do Oceano Azul é destinada à formulação da estratégia da empresa. Permite identificar oportunidades em novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.
Como?
Por meio da definição simultânea de uma diferenciação de valor, tanto para clientes quanto para a redução de custos, visando a abrir novos espaços no mercado. O processo é regido por seis princípios de formulação e de execução:
1. Reconstruir as fronteiras do mercado
2. Concentrar-se no panorama geral, não nos números
3. Ir além da demanda existente
4. Acertar a sequência estratégica
5. Superar as principais barreiras organizacionais
6. Embutir a execução na estratégia
O ponto fundamental que diferencia um oceano azul de um oceano vermelho é a estratégia organizacional de como ele inova em termos de valor. A inovação de valor considera a redução de custos, ao mesmo tempo em que busca aumentar a percepção de valor para o cliente por meio de uma curva, através de quatro questões-chave:
REDUZIR: Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais
ELIMINAR: Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados
ELEVAR: Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais
CRIAR: Quais atributos jamais oferecidos pelo setor devem ser criados.
[Fonte: ebook – Ferramentas Visuais para Estrategistas]