Separamos alguns cuidados que podem garantir a integridade da sua imagem no trabalho. Preste atenção neles e não cometa gafes coorporativas.
1. Mandar e-mail para o destinatário errado
Na hora da pressa, você só digitou as iniciais, o endereço se “auto-completou” e pronto… Lá se foi a mensagem para a pessoa errada. Essa é uma das gafes corporativas mais comuns. Para evitar que isso aconteça com você, vamos combinar que basta checar com atenção o destinatário e o conteúdo. Crie esse hábito e certamente você vai se livrar de muitos inconvenientes.
2. Esquecer de colocar o telefone no “mute”
Você estava falando com um cliente, se afastou do telefone para tirar uma dúvida ou fazer um pequeno desabafo com o colega, e voltou a falar com ele como se nada tivesse acontecido…. Só que aconteceu. Você esqueceu de silenciar o telefone – ou o botão “mute” simplesmente não funcionou – e o cliente ouviu tudo o que você disse. Uma dica? Não confie na tecnologia e nem na sua habilidade com ela. Durante a ligação, o melhor é não dizer nada que a pessoa do outro lado não possa ouvir.
3. Evite comentários sobre colegas de trabalho
Evite qualquer tipo de comentário sobre a vida ou o comportamento de alguém da empresa. Não faça comentários maldosos.
4. Trocar o nome da empresa do cliente
E pode ser pior se você errar o nome da empresa dizendo exatamente o nome da concorrente. Saia justa na certa. A melhor forma de evitar? Prestar atenção, claro. Normalmente, no entanto, esse tipo de gafe é uma armadilha que nosso próprio cérebro apronta com a gente. Nem sempre é fácil prevenir.
5. Trocar o nome da pessoa… pelo apelido
Se você é do tipo que tem mania de dar apelido para as pessoas – mesmo que mentalmente, sem dividir com ninguém – fique atento. Segundo Renata, essa é outra gafe comum que ocorre nas melhores empresa. De novo, sua cabeça pode preparar uma armadilha bem inconveniente para você. Então, a melhor forma de evitar a saia justa, é justamente evitando apelidos engraçadinhos.
6. Exagerar na bebida na festa da empresa
Beber demais naquele happy hour corporativo e, como se não bastasse, ainda achar que todo mundo é seu amigo e merece ouvir algumas confidências. Para ficar longe disso, obviamente, a dica é passar longe das bebidas nessas ocasiões.
Via Vagas