Aquele vício de procrastinar e ir deixando tudo para mais tarde, sem manter o foco nas tarefas mais urgentes e sem jamais se preocupar em planejar suas atividades, faz você não cumprir prazos e – o que pode ser ainda pior – você pode perder também a credibilidade na empresa que trabalha.
Confira a seguir as recomendações para deixar os atrasos no passado.
1. Entenda as expectativas
Uma dica que vale para todo profissional que quer começar a cumprir prazos melhor é de começar esse processo conversando com o gestor para entender a expectativa dele com relação aos prazos de entrega de seu trabalho.
2. Conheça as prioridades da área
Também é interessante conhecer as prioridades da sua área. Assim você consegue diferenciar mais facilmente o que é urgente do que é importante e se focar no que precisa ser feito antes.
3. Aprenda a pedir ajuda
Aprender a pedir ajuda também é parte fundamental desse processo. Se perceber que não vai dar conta de alguma coisa, peça auxílio, antes que seja tarde demais.
4. Saiba negociar
É importante também ter iniciativa para renegociar o prazo combinado, antes que ele estoure. A justificativa para a renegociação tem de ser coerente, bem como renegociar prazos deve ser uma exceção e não regra.
5. Entenda seus limites
Para quem até tenta se organizar, mas acaba acumulando funções demais e, por isso, perde o controle dos prazos pelo caminho, a dica é tentar aprender a dizer “não” para não se sobrecarregar demais. Sempre que possível, tente expor seu limite de tempo ao assumir novos projetos.
Via Vagas.com.br