Aos 22 anos, eu atingi um dos primeiros grandes marcos da minha vida: recebi meu diploma em engenharia química. Os quatro anos de trabalho duro e noites em claro me levaram à esse momento de comemoração – mas mesmo assim, sentia que faltava algo. Mesmo depois de atingir meus objetivos como estudante, eu não sabia mais o que vinha pela frente.

Eu havia terminado um estágio onde minha função era desenhar válvulas de segurança para reatores químicos, e eu não via muita alegria naquilo. Ao invés disso, eu passava a maior parte do meu tempo me preocupando se eu ia machucar alguém – ou pior. Antes disso, eu apostava todas as minhas fichas na engenharia química, mas agora eu percebo que eu não queria que essa fosse a minha carreira.

O que eu gostaria de ter dito à minha versão com 22 anos e conduzido pela ansiedade é: O seu diploma não é o seu destino.

Na verdade, o seu primeiro emprego também não é seu destino. Eu me distanciei da engenharia e aceitei um emprego em uma grande empresa de contabilidade, ainda que eu não entendesse muito sobre finanças. Depois ainda passei algum tempo em uma empresa de venture capital e só então passei para uma startup de marketing de internet.

Naquele tempo, eu sofri para me encontrar, mas olhando para trás, todas minhas decisões foram boas. Eu não deveria ter me preocupado tanto! Inclusive, o que eu aprendi com os meus pensamentos é o mesmo conselho que eu daria para os recém-formados de hoje em dia.

Seja paciente: Você é ansioso, cheio de energia e ideias, mas antes de se apressar para apresentá-las para a diretoria da empresa, desacelere e ouça. A universidade não é o fim do aprendizado; é apenas o começo de uma nova fase. Use o seu status de novato e aproveite para observar e absorver boas lições sobre o seu ambiente de trabalho, dinâmica interpessoal, processos de tomada de decisão, estilos de comunicação, etc. Aprecie a transição da sala de aula para o mundo real, e não se sinta mal por ainda não ter tudo decidido. Você ainda tem tempo!

Pense fora da caixa: Mesmo que você acredite que já tenha escolhido o caminho profissional perfeito, mantenha sua mente aberta e se exponha para o maior número possível de coisas diferentes o quanto antes. Você não pode continuar crescendo e evoluindo como um profissional se você não permanecer curioso e receptivo a novas habilidades, novas responsabilidades e novos pontos de vista. Agora é a hora para explorar e experimentar; você pode se especializar depois.

Consiga mentores: Agora que sou um CEO, os recém contratados não me abordam mais para pedir orientações. Eu suspeito que eles presumem que eu sou muito ocupado ou “importante” para esse tipo de interação ou eles têm medo de ficarem verdes e parecerem perdidos. Tudo isso não poderia estar mais longe da verdade. Eu sei, através de conversas com colegas, que todos nós sentimos uma obrigação de ajudar quando novos funcionários querem aproveitar nossa experiência. Todos nós já passamos por isso um dia. Então, não sinta medo de abordar seus colegas seniores e convidá-los para um bate papo ou um café. Você poderá muito bem encontrar um mentor para a vida.

Esteja sempre aprendendo: Se eu tivesse que dar apenas um conselho, seria esse. Se arrisque e tente algo diferente enquanto você ainda é jovem. Na verdade, todas as minhas outras sugestões se somam para formar um mindset de aprendizado. Se você está sendo paciente e ouvindo, está se aventurando além da sua zona de conforto e está buscando orientação de colegas mais experientes, você estará sempre crescendo. E isso o tornará um membro de equipe valioso ao longo da sua carreira – não importa onde você vai chegar.

Quando me formei, mudar de emprego frequentemente não era bem visto e era, inclusive, percebido como um sinal de falta de comprometimento e seriedade. Um trabalhador médio hoje em dia, terá passado por pelo menos 12 empregos diferentes (ou mais) quando eles chegarem aos 40 anos. Explorar novos caminhos profissionais e evoluir constantemente fazem parte da jornada agora. Ferramentas como aprendizado online oferecem às pessoas a oportunidade de se reinventar e criar a vida que elas desejam de uma maneira que não era possível no passado.

Se você tem 22 anos e está entrando no mercado de trabalho, mantenha a mente aberta e uma curiosidade infinita. Manter um pensamento focado no aprendizado ao longo da vida não vai apenas te fazer bem, mas tornará a sua jornada muito mais valiosa e interessante.

Dennis Yang – CEO da Udemy